Blog

Tecnologia para tratar músculos pélvicos sem esforço e sem dor

Por Andresssa Renon para o Blog das Clínicas Hexsel de Dermatologia

 Os músculos do assoalho pélvico são essencialmente estruturas de sustentação, que incluem músculos e ligamentos se prendem aos ossos pélvicos (quadril), formando um verdadeiro assoalho. São estruturas que participam de várias funções do organismo, entre elas o controle urinário e fecal, a sustentação das vísceras, a sustentação fetal durante a gestação, a expulsão do bebe na hora do parto e também tem papel importante nas relações sexuais. Eles se contraem junto com outros grupos musculares do abdômen, das costas e das pernas, no exercício de suas funções.

O envelhecimento, traumas e outros fatores podem contribuir para o enfraquecimento destes músculos. Mas hoje, uma nova tecnologia que usa ondas eletromagnéticas, é capaz de recuperar estes músculos sem esforço e sem dor. Vamos conversar a respeito das ondas eletromagnéticas.

 

Quais são os músculos que compõem o assoalho pélvico?

Os principais músculos do assoalho pélvico são os músculos levantadores do ânus, coccígeo e os músculos pubo-coccígeos, sendo que estes últimos diferem no homem e na mulher, em virtude das diferentes anatomia e funções.

 

Quais as principais funções do assoalho pélvico?

Os músculos do assoalho pélvico têm um papel importante em manter as vísceras pélvicas no lugar e evitar que elas sejam empurradas para fora da pelve, durante os esforços.  Além disso, tem funções importantes na micção, evacuação, nas relações sexuais e também na gestação e no trabalho de parto.

 

Qual a importância dos músculos pélvicos na micção e na evacuação?

Os músculos do assoalho pélvico ajudam a manter o controle da eliminação de urina e das fezes. Eles participam de todo o processo, desde o início da micção e evacuação até o final, controlando o esvaziamento da bexiga e do intestino. O enfraquecimento dessa musculatura promove vários graus de incontinências, tanto urinária quanto fecal.

Hoje, sabemos que a perda involuntária de urina (incontinência) aos esforços, tão frequente nas mulheres, se deve a um enfraquecimento do ligamento pubo-uretral e, principalmente, dos músculos do assoalho pélvico.

 

Qual a importância dos músculos pélvicos na gestação?

Os músculos do assoalho pélvico têm um papel fundamental na sustentação útero com o feto, durante a gestação. Eles também mantêm o feto estável enquanto o colo uterino dilata e contrai e auxiliam no trabalho de parto.

 

Qual a importância dos músculos retos abdominais?

Os músculos retos abdominais são dois músculos compridos localizados lado a lado, na parece abdominal. Eles sustentam o crescimento uterino durante a gestação. Mas, em muitos casos, ocorre a diástase (ou afastamento) dos músculos retos abdominais, principalmente no final da gestação e em casos de obesidade, causando uma distensão persistente do abdômen, contribuindo ativamente para o aumento da flacidez abdominal. Podem também causar dores lombares que ocorrem no período após o parto.

 

Qual a importância dos músculos pélvicos nas relações sexuais?

As alterações no assoalho pélvico também estão associadas a disfunções sexuais.  As perdas de tônus musculares podem causar dores e desconfortos na relação sexual, além de perda da libido e do prazer. Esse enfraquecimento muscular não só está ligado ao orgasmo vaginal, mas também participa do mecanismo de ereção do homem. Além do desgaste natural da idade, o problema tende a piorar com condições como obesidade. As alterações hormonais também podem alterar o tônus muscular.

 

Incontinência urinária: como ela se manifesta?

As incontinências urinárias tendem a  iniciar de forma insipiente, com a chamada incontinência de urgência, quando há súbito desejo de urinar e possível perda de urina no percurso até o banheiro. Já na incontinência de esforço, queixa muito comum, ocorre perda involuntária de urina ao tossir, espirrar ou gargalhar, por exemplo, podendo acontecer também durante a prática de exercícios físicos ou esforços mínimos. A incontinência pode ainda ser mista, sobrepondo ambos os aspectos acima.


Existe tratamento para as incontinências urinaria e fecal?

As incontinência urinarias são tratadas por urologistas enquanto as incontinências  fecais são tratadas pelo proctologista.

Ao longo do tempo, foram desenvolvidos diversos novos tratamentos. Atualmente, o reforço da musculatura pélvica com as ondas eletromagnéticas tem sido recomendado por médicos para minimizar os sintomas das incontinências urinária e fecal, com resultados positivos.

O reforço desta musculatura também pode ser utilizado no período pós-parto, para recuperar a força muscular do assoalho pélvico e, ao mesmo tempo, diminuir a diástase abdominal.

 

Qual a tecnologia que reforça os músculos do assoalho pélvico?

Graças às inovações tecnológicas, hoje temos disponível em nossas clínicas as tecnologias T Sculptor® e a  T Sculptor Chair®. Trata-se de uma poltrona especial e confortável, onde o paciente pode literalmente esperar sentado(a) pela solução das incontinências urinárias e fecais. São sessões de apenas 30 minutos, realizadas duas vezes por semana.

 

Como é realizado o tratamento dos músculos pélvicos?

O (a) paciente senta na poltrona que emite ondas eletromagnéticas para o assoalho pélvico por 30 minutos, vestido com uma roupa leve e sem metais. Um braço do equipamento é conectado a musculatura abdominal do(a) paciente, que vai emitir ondas também para a musculatura abdominal. Esse tratamento é indolor, feito com o(a) paciente vestido(a), sem que o paciente precise fazer qualquer esforço. O estímulo da musculatura abdominal concomitantemente com os músculos do assoalho pélvico proporciona aumento da massa e da força muscular. O protocolo de tratamento consiste em 8 sessões, sendo que deverão ser realizadas com intervalo de 24 a 48h entre elas, durante 4 semanas.

 

Quais as principais indicações da T Sculptor Chair®?

A principal indicação é o reforço muscular, para melhorar a função e do tônus desses delicados músculos, tanto em homens quanto em mulheres, evitando e tratando essas situações incômodas e embaraçosas causadas pelas incontinências urinária e fecal, por prolapsos retais, visando a melhora da função sexual e as diástases dos retos abdominais abdominal pós-parto. Ultimamente, também vem sendo utilizada para recuperar a força muscular pós- Covid.

 

Quem pode realizar o tratamento T Sculptor Chair®?

Homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, com sintomas de incontinência urinária de esforço, urgência urinária, incontinência fecal, mulheres pós gestação, pessoas com diástase de retos abdominais ou perda de força de músculos específicos.

Pode ser usada na prevenção das incontinências tanto urinaria como fecal e para promover a saúde íntima.

 

Quem não pode realizar o tratamento T Sculptor Chair®?

O tratamento é contraindicado para pessoas que tem metais implantados na região de abdome e quadril, tem histórico de epilepsia ou que fazem o uso de próteses metálicas, como as intra-auriculares.

 

É importante seguir com os exercícios físicos regulares durante e após o tratamento?

Sim, a realização de atividade física regular e principalmente os exercícios de fortalecimento da musculatura adjacente, como os músculos do CORE, são extremamente importantes. CORE significa “centro” e refere-se a musculatura profunda da região abdominal, lombar e pélvica, que têm como finalidade manter a estabilidade de toda essa região.

 

Quais tratamentos associados podem ser associados as ondas eletromagnéticas para melhora da funcionalidade da região íntima?

As nossas clínicas são voltadas e saúde da mulher, sendo que realizamos muitos tratamentos, incluindo preenchimentos e clareamentos de grandes lábios e monte de vênus.

Nossa equipe também trabalha com modernas tecnologias a laser para uso íntimo. Um ginecologista com ampla experiência na utilização do laser ginecológico realiza o tratamento das nossas pacientes, incluindo pacientes no pós-parto e pós tratamentos oncológicos. Após uma avaliação adequada, ele poderá indicar os diversos protocolos estabelecidos utilizando a ponteira vaginal do laser Fotona. Estes protocolos com o laser Fotona, são rápido e indolores, e visam principalmente melhorar o tônus da vagina, a lubrificação vaginal e a libido feminina.  O laser Fotona é considerado, atualmente, a plataforma mais moderna e segura para trazer alívio aos sintomas das pacientes que necessitam tratamento.