Blog

Saiba mais sobre os famosos Lasers FOTONA™

Por Mariana Soirefmann, para o Blog das Clínicas Hexsel de Dermatologia

Os lasers da marca Fotona™ são verdadeiras estações de lasers, projetados para realizar mais modernos tratamentos estéticos. Contam com sistemas multifuncionais altamente versáteis que podem executar uma ampla gama de aplicações em dermatologia estética, dermatologia clinica, cirúrgica e ginecológica. Conheça os diferentes lasers Fotona™ e entenda o que cada um faz.

Os lasers Fotona™ fazem os mesmos tratamentos? Quantos tipos de laser Fotona™ existem?

A marca Fotona™ inclui vários lasers disponíveis no mercado. É a marca registrada de vários lasers, com ações diferentes. Vamos destacar hoje o Fotona™ SP Line, o “queridinho” do rejuvenescimento facial e, em outro artigo, vamos destacar o Fotona™ Starwalker, pois estes são os mais conhecidos e mais procurados pelos pacientes.

O equipamento Fotona™ SP Line faz uma ampla gama de tratamentos estéticos, clínicos e ginecológicos. Esse é o equipamento mais conhecido da Fotona™, pois promove o famoso rejuvenescimento 4D, ou seja, rejuvenescimento da pele em 4 dimensões. Sua tecnologia é capaz de promover estimulo de colágeno, tightening, rejuvenescimento da pele, lifting facial e melhora da qualidade da pele.

Já o Fotona™ Starwalker é um equipamento para tratamento das manchas. Ele também faz um tipo de tratamento de rejuvenescimento “Frac-Trat” com melhora da qualidade da pele em si e das rugas finas, e faz o conhecido peeling Hollywood, um rejuvenescimento rápido da pele.

Outros lasers da Fotona™ são produzidos para funções específicas. Neste artigo, você pode conhecer mais sobre o super laser de rejuvenescimento Fotona™ SP Line, o mais completo tratamento a laser para o rejuvenescimento facial.

A Clínica Hexsel de Dermatologia conta esses dois equipamentos de laser Fotona™: o Fotona™ SP Line, que vamos escrever hoje sobre suas indicações estéticas, e o Fotona™ Starwalker, que será discutido em outro artigo futuro. E, em um terceiro artigo, falaremos sobre as principais aplicações do laser Fotona™ SP Line em algumas indicações de tratamento de doenças, como tratamento da rosácea, da acne ativa e das micoses das unhas.

O que é a plataforma do laser Fotona™ SP Line?

O equipamento Fotona SP Line atua com a combinação de dois diferentes comprimentos de onda: o erbium Yag e o Nd Yag. O primeiro atua de forma mais superficial promovendo estimulo de colágeno e contração das fibras (efeito tightening), melhora dos ligamentos de sustentação ao redor dos lábios, das rugas finas e da qualidade da pele como um todo (epiderme). Já o segundo atua na camada mais intermediaria da pele (derme), promovendo estimulo e remodelamento do colágeno, diminuição da gordura em áreas de excesso (exemplo jowl), estimulo de ligamentos de sustentação da face e do pescoço produzindo melhora do contorno e lifting facial. Essa combinação de lasers garante resultados visualmente atraentes e duradouros.

Quais as principais indicações do laser Fotona™ SP Line? Qual é o programa de rejuvenescimento mais procurado?

 A principal indicação do laser Fotona™ SP Line é o rejuvenescimento!  E o protocolo de rejuvenescimento mais procurado é o Fotona™ 4D da face, no qual o rejuvenescimento é feito para atingir a pele em 4 dimensões. Protocolos labiais e corporais também estão sendo cada vez mais procurados.  As indicações do laser Fotona™ SP Line em rejuvenescimento são:

  1. Tratamento da flacidez da face
  2. Tratamento da flacidez do pescoço
  3. Tratamento da flacidez do colo
  4. Tratamento da flacidez e da gordura da papada
  5. Tratamento das rugas superficiais
  6. Tratamento da região das pálpebras
  7. Tratamento da região perioral
  8. Melhora da qualidade da pele

O equipamento Fotona™ SP Line permite um tratamento inovador de rejuvenescimento não invasivo, combatendo a flacidez da face, pescoço e colo, alem de melhorar rugas superficiais e estimular a contração dos ligamentos de sustentação da face e do pescoço. É considerado um método não invasivo, eficaz e seguro, pois não envolve cortes nem anestesias. Ocorre melhora do contorno facial, da firmeza da pele, das rugas das pálpebras e da região ao redor dos lábios e da qualidade da pele como um todo.

Pessoas que buscam rejuvenescimento completo da face e do pescoço e que possuam flacidez facial e cervical de leve a moderada podem se beneficiar dos tratamentos com essa plataforma, uma vez que ele tem programas específicos para esse fim.

O que é Fotona™ 4D?

 O Fotona™ 4D é o programa de rejuvenescimento mais procurado. Ele só é realizado pelo laser Fotona™ SP Line, e atinge a pele em 4 dimensões. Esse protocolo demanda cerca de uma hora para a sua realização e é composto por quatro (4) etapas distintas com foco nos ligamentos da face, na gordura localizada e na pele propriamente dita. Confira cada etapa:

– A primeira etapa consiste no estímulo aos ligamentos de sustentação na parte interna da boca e na parte externa dos lábios, melhorando a qualidade da mucosa e das lesões causadas pelo dano solar. Essa primeira etapa é particularmente útil para portadores de algumas lesões pré-cancerosas dos lábios, que se manifestam por manchas e áreas ásperas nos lábios.

– A segunda etapa consiste no estimulo aos ligamentos de sustentação da face, promovendo uma melhora no formato do rosto e lifting.

– A terceira etapa consiste na diminuição da gordura do contorno facial (mandíbula) e da papada, além do estimulo aos ligamentos de sustentação do pescoço.

– A quarta etapa promove a contração da epiderme de forma superficial, melhorando rugas finas da face e do pescoço além de tratamento especifico a região ao redor dos lábios e das pálpebras. Esse tratamento é uma alternativa ao lifting da face não cirúrgico e não invasivo, com resultados naturais e sem downtime para o paciente.

Podemos associar uma quinta ou até sexta ponteira ao rejuvenescimento 4D quando promovemos um peeling superfial (ponteira ablativa) e a retirada das mnchas superficiais com o laser de picossegundos PicoLo™ ou outro equipamento, o Fotona™ Starwalker. Tudo isso pode ser feito na mesma sessão de tratamento!

O laser Fotona™ SP Line pode substituir uma cirurgia?

 O laser Fotona™ SP Line não substitui os resultados de uma cirurgia de face e pescoço, mas vai agir em várias etapas do rejuvenescimento facial, complementando os resultados da cirurgia. Pacientes que fazem cirurgias podem utilizar o laser Fotona™ SP Line para melhorar os resultados e também para auxiliar na manutenção do efeito da cirurgia plástica uma vez que o estimulo de colágeno constante melhora a firmeza e a qualidade da pele.

Existem situações nas quais o Fotona™ SP Line está contraindicado?

 Sim. Está contraindicado o tratamento com o laser Fotona™ SP Line em pacientes grávidas ou portadores de processos infecciosos ativos nos locais das aplicações.

Como é feito um tratamento completo com o Fotona™ SP Line?

Qualquer tratamento com o laser Fotona™ SP Line, seja ele simples ou composto de varias etapas, tem a vantagem de poder ser adequado ao que o paciente realmente necessita e deseja. Sendo assim, podemos utilizar uma (1) a cinco (5) ou seis (6) ponteiras, de forma a personalizar o tratamento.

O tratamento é realizado no consultório dermatológico, com o paciente deitado ou recostado em uma maca. Inicialmente, o paciente e o médico definem as áreas que serão tratadas e os tipos de tratamento.

Para aplicações completas, os parâmetros mais altos requerem o uso de película ou um creme anestésico que é aplicado na pele, para proporcionar mais conforto durante a aplicação. O médico é o melhor profissional para aplicar o Laser Fotona™ SP Line. 

Qual a grande vantagem do Fotona™SP Line?

 O Fotona™ SP Line tem a grande vantagem de ser uma das plataformas mais completas de laser disponíveis no mercado, permitindo a realização de dezenas de tratamentos em dermatologia estética, clinica, cirúrgica e ginecológica.

Alem disso, possui algumas tecnologias exclusivas, como o modo de disparo smooth, no qual um trem de pulso com seis disparos sequenciais são fornecidos para melhorar a firmeza (tightening) da pele, mucosas e ligamentos.

Diversas ponteiras também estão disponíveis para aplicação. O médico ira optar por cada ponteira de acordo com a área que será tratada e dependendo da profundidade do alvo que ele quer atingir.

O que fazem as ponteiras robóticas do Fotona™ SP Line?

As ponteiras robóticas disponíveis neste equipamento são a T runner (erbium laser) e a L runner (Nd Yag laser) e são responsáveis por tratamentos de alta precisão.

Elas são scanners automatizados que permitem uma entrega uniforme da energia na área a ser tratada. Isso confere muita precisão aos tratamentos, garantindo maior segurança à aplicação, uma vez que os disparos sequenciais ocorrem de forma uniforme na área tratada, com controle exato da quantidade de energia e temperatura.

Nas camadas superficiais da pele, as aplicações aumentam a firmeza e melhoram a aparência da pele. Nas camadas intermediarias e profundas, é possível atingir os ligamentos que sustentam a pele e o tecido subcutâneo e, também, promover destruição de gordura.

Como fica a pele após as aplicações com o laser Fotona™SP Line?

Pode ocorrer vermelhidão leve a moderada da pele nas áreas tratadas com o laser Fotona™, que tende a desaparecer em poucos dias. Mas, se o paciente optar por não ter eritema além das primeiras horas, é possível personalizar o tratamento.

Quando os resultados podem ser percebidos, após uma aplicação de laser Fotona™SP Line?

Algumas mudanças podem ser percebidas imediatamente após o procedimento, mas se tornam mais evidentes em um a três meses após o tratamento, quando o novo colágeno formado começa a deixar a pele mais firme e os contornos da face mais definidos.

Geralmente, recomendam-se três (3) aplicações do Fotona™ SP Line, com intervalo mensal. Os resultados ficam mais evidentes quando mais do que um único tratamento é realizado.

O Fotona™ SP Line deve ser feito isoladamente ou pode ser associado a outros tratamentos?

Vários tratamentos podem ser associados na mesma sessão de tratamento ou em sessões diferentes. Entre os mais procurados estão os preenchimentos, a toxina botulínica e diversas tecnologias, como outros lasers, radiofrequência, ultrassom (US) microfocado, luz intensa pulsada, podem ser realizados de forma complementar ao tratamento com o laser Fotona™.

Um plano de tratamento ideal sempre vai associar tratamentos minimamente invasivos, pois eles têm finalidades diferentes. Quando associadas, essas técnicas e tecnologias proporcionam resultados melhores e mais eficazes.

Outra associação muito frequente é com bioestimuladores de colágeno, como o acido poli L lático, por exemplo, e a hidroxiapatita de cálcio. Esses tratamentos também tem a finalidade de melhorar a flacidez da pele da face e do corpo, atuando de forma complementar a ação do laser Fotona™ SP Line e em diferentes camadas de pele.

O Fotona™ SP Line pode ser usado no pescoço?

Sim, o Fotona™ SP Line é muito usado no pescoço, uma região que sempre demanda combinações de tratamentos, para atingirmos melhores resultados.  Em nossas clínicas, frequentemente combinamos os lasers e outras tecnologias, com o uso das toxinas botulínicas, dos esvaziadores de gordura, dos bioestimuladores de colágeno e dos fios de PDO.

O estímulo dos ligamentos da face pelo laser Fotona™ SP Line, promovem efeitos sinérgicos na melhora do lifting facial e da definição de contornos da face e do pescoço.

Quais são as recomendações após as aplicações do laser Fotona™ SP Line?

O paciente poderá voltar às suas atividades rotineiras imediatamente após a sessão de laser Fotona™, uma vez que o procedimento é totalmente não invasivo. A pele pode ficar levemente avermelhada. Recomendamos o uso de maquiagem (base/ pó facial) para esconder o eritema (cor rosada) e a proteção solar do rosto também é sempre recomendada.

Quantas sessões de Fotona™ SP Line são ideais?

A maioria dos pacientes necessita em media de três a quatro sessões anuais como laser Fotona™ SP Line. Para manutenção dos resultados, recomendam-se sessões semestrais ou anuais.

O tratamento com os lasers Fotona™ são seguros?

Sim! Todos os lasers da marca Fotona™ são bastante seguros e permitem tratamentos muito eficazes. Deve ser realizado em consultório médico, por médico experiente e seguindo as técnicas adequadas de aplicação.

Homens também podem realizar aplicações com os lasers Fotona™?

Sim! O rejuvenescimento 4D com o laser Fotona™ SP Line também pode ser feito para homens, de diferentes idades, através de protocolos específicos.

A maioria dos homens utilizam as aplicações do laser Fotona™ SP Line com o objetivo de levantar e firmar a pele da face, do pescoço, da papada e melhorar a qualidade da pele como um todo.

Qual a diferença entre o tratamento com Fotona™ SP Line e US microfocado?

Essa é uma duvida muito comum que aparece todos os dias no consultório dermatológico. Os dois equipamentos são utilizados para causar lifting da pele, mas atuam de forma diferente e também complementar. O tratamento com laser Fotona™ SP line promove a formação de colágeno através da combinação dos lasers erbium (mais superficial) e Nd Yag (intermediário). Já o equipamento de US microfocado promove microzonas de necrose ou coagulação em camadas mais profundas da pele, causando o efeito lifting