Blog

Conheça as ações do famoso Laser PicoLO™

Por Andrea Barros e Doris Hexsel para o Blog das Clínicas Hexsel de Dermatologia


O que é laser PicoLo™

O PicoLo™ é um laser Nd:Yag com dois comprimentos de onda, 1064nm e 532nm, que emite pulsos muito rápidos, na velocidade de picossegundos. Os pulsos em picossegundos são ultracurtos e muito intensos, gerando ondas de impacto na pele através de efeito fotomecânico. Essas ondas são capazes de promover rejuvenescimento e de fragmentar o pigmento contido nas manchas e tatuagens, de forma muito mais eficaz, segura e com menor número de sessões que outros lasers no mercado.


Para que serve o laser PicoLo™?

O PicoLo™ é um laser muito versátil, que permite o tratamento de diversos tipos de manchas, como o melasma, as efélides (sardas), as melanoses (manchas que costumam aparecer após exposição ao sol e com a idade), hiperpigmentações de áreas intimas, manchas que surgem após traumas ou processos inflamatórios.

Por causa da eficácia na remoção de pigmentos, é um laser que se destaca como um dos melhores na remoção de tatuagens.

Com o laser PicoLo™ também realizamos tratamentos para cicatrizes de acne, cicatrizes pós-cirúgicas ou resultantes de traumas de diversas origens.

Além desses tratamentos, o laser PicoLo™ pode ser usado para rejuvenescimento de face, mãos e colo, dentre outras indicações.


Como atua o PicoLo™ na remoção de tatuagens?

O PicoLo™ é um laser altamente eficaz na remoção de tatuagens, atuando em diversas cores e removendo com precisão os pigmentos indesejados. Ele pode ser usado para remover pigmentos cosméticos das tatuagens, inclusive de sobrancelhas, e também em tatuagens traumáticas, que acontecem quando resíduos de pigmentos diversos ficam acidentalmente na pele.

Resultado após a remoção da tatuagem “Family” – Fotos cortesia Laseroptek


Quais os diferenciais do laser PicoLo™?

O PicoLo™ é um laser que inovou pelo seu tipo de pulso, em picossegundos, que tem alta estabilidade, velocidade e intensidade. Através desses pisossegundos ultrarrápidos e curtos, atinge os pigmentos de forma mais eficiente, minimizando a dor e o desconforto do paciente e, ainda, evitando efeitos adversos. Dessa forma, as marcas desaparecem rapidamente, como é o desejo da maioria dos pacientes.


Quais as vantagens do PicoLo™ sobre outros lasers?

Além da versatilidade dos tratamentos altamente eficazes para manchas, tatuagens e cicatrizes, o PicoLo™ tem a grande vantagem de fazer um efetivo rejuvenescimento da pele, com muito conforto e sem necessidade da utilização de anestésico. Isso acontece devido sua exclusiva tecnologia de difração ótima inserida em sua ponteira exclusiva DIA FX.

Outra vantagem deste laser é que a exclusiva Ponteira Dia FX permite tratar várias profundidades da pele, criando micro lesões que irão estimular a cicatrização, resultando no rejuvenescimento da pele, devolvendo a firmeza, a textura e o brilho.


O laser PicoLo™ pode ser utilizado por pessoas com pele morena?

Sim, esta é mais uma vantagem do laser  PicoLo™, pois ele pode ser aplicado em todos os tipos de pele, desde peles mais claras até as peles mais morenas.


Em quantas sessões os resultados do laser PicoLo™ são evidentes?

O número de sessões e intervalo entre as sessões vai depender do tipo de indicação e da resposta individual de cada paciente, lembrando ser as indicações deste laser muito amplas (manchas, tatuagens, pigmentações residuais, manchas senis, mrlsdms, etc). De um modo de geral, o número de sessões pode variar de 2 até 8, com intervalos de 15 a 30 dias.


A aplicação do laser PicoLo™ doi?

Praticamente todas as aplicações feitas com o laser PicoLo™ são muito confortáveis e não requerem o uso de anestésico, com exceção do tratamento de tatuagens e casos de cicatrizes mais graves.


A pele costuma ficar manchada?

No tratamento de clareamento de manchas e rejuvenescimento, a pele pode ficar mais rosada ou avermelhada por 24 a 72 horas. O local onde manchas ou tatuagens são removidas podem ficar mais escuros, com uma fina crosta por uma semana ou um pouco mais.


Quais os cuidados recomendados?

Dependendo da intensidade do tratamento ou da indicação do tratamento com o laser PicoLo™, estão indicados o uso tópico de regeneradores cutâneos e uso de filtro solar enquanto a pele apresentar algum eritema ou mancha.

Os pacientes podem voltar as suas atividades normalmente após a aplicação com o PicoLo™.


Como são os tratamentos de rejuvenescimento com o laser
PicoLo™?

Através da sua exclusiva ponteira DIA FX, o PicoLo™ faz tratamentos de rejuvenescimento, diminuindo as rugas e linhas de expressão. O rejuvenescimento da pele pelo PicoLo™ tem a vantagem também de clarear a pele e permitir o tratamento de cicatrizes de acne ou de outra natureza.

A ponteira Dia FX do PicoLo™ permite o tratamento em 3 camadas da pele (superficial, média e profunda da pele) criando micro lesões que cicatrizam rapidamente promovendo um estímulo de colágeno na área tratada.

Esses tratamentos são confortáveis para o paciente e indolores. O número de sessões varia conforme as condições da pele do paciente. As sessões podem ser repetidas a cada 20 ou 30 dias, com resultados que se somam.

Em geral, uma média de 3 a 5 sessões, com intervalos mensais é suficiente para a maioria dos pacientes.


Homens também podem fazer tratamentos com o laser PicoLo™?

Sim, o PicoLo™ é um laser que pode ser usado com eficácia e segurança tanto em homens como em mulheres e até adolescentes, se houver indicação.