Blog

Saiba mais sobre o Tixel™

Por Gabriela Mosena, dermatologista, para o Blog das Clínicas Hexsel de Dermatologia

O Tixel™ é uma nova tecnologia que implementamos em nossas clínicas e tem despertado o interesse de muitos pacientes. Então, escrevemos para responder as perguntas mais frequentes que recebemos em consultas e nas nossas redes sociais. Estamos à disposição para conversar mais a respeito desta tecnologia e lhe colocar em contato com mais esta ótima opção para o rejuvenescimento cutâneo.

 

O que é o Tixel?

O Tixel é um sistema térmico fracionado usado para rejuvenescimento da pele, tanto da face quanto do corpo. Ele promove uma termoablação mecânica, ou seja, uma fina coluna de calor é transferida para a pele, através de uma ponteira com agulhas especiais, causando um efeito fracionado, semelhante aos lasers fracionados.

 

O Tixel é um laser fracionado?

Não, mas sua ação se assemelha muito aos lasers fracionados. As tecnologias fracionadas atuam na pele causando injúrias parciais e controladas, dessa forma promovendo aumento do colágeno dérmico e remodelando também a superfície da pele. Com isso, melhoram a qualidade da pele, as rugas, estrias e até cicatrizes. Apesar de ser um  sistema fracionado, o Tixel™ usa calor dispensado de uma ponteira muito especial, o que o torna seguro e ideal para o uso nas pálpebras, melhorando as rugas, a flacidez e até a pigmentação das olheiras. Ele pode ser usado até a borda palpebral, com segurança, pois não afeta os olhos.

 

Como são os resultados do Tixel comparado aos lasers fracionados?

O Tixel consegue promover resultados similares aos lasers ablativos e não ablativos, dependendo da potência graduada pelo médico aplicador. A ablação do Tixel™ é livre de carbonização e de produção de fumaça.

 

Como o Tixel funciona?

Funciona da mesma forma que os lasers fracionados, porém usando o calor e não um laser. A ponteira desse sistema é de titânio, revestida por pequeníssimas pirâmides que distribuem uniformemente o calor e são aquecidas até atingir 400°C de temperatura. O contato dessa ponteira aquecida na pele causa pequenos canais que, durante a cicatrização, estimulam o colágeno e causam a retração da pele, remodelando a epiderme e a derme. Essa nova formação de colágeno vai iniciar cerca de 30 dias após a aplicação, então os resultados são perceptíveis cerca de 2-3 meses após o procedimento.

 

Porque o Tixel é uma das tecnologias mais utilizadas na área dos olhos?

O Tixel™ tem um grande diferencial no tratamento da área de olhos porque, não sendo um laser, é muito seguro, não oferecendo risco de lesões oculares, tanto que durante a aplicação, não é necessário o uso de protetores oculares nem para o médico nem para o paciente. Além do mais, esse sistema possui uma ponteira especial para ser usada na região das pálpebras. Com esta ponteira, o médico pode utilizar esta tecnologia até o limite da borda ciliar, tratando as pálpebras integralmente. Através desta tecnologia, conseguimos melhorar a flacidez das pálpebras e as rugas que muitas vezes não são reduzidas mesmo com o uso da toxina botulínica. Os resultados são gradativos, normalmente sendo recomendadas 3 aplicações ou mais, por ano, de acordo com as necessidades dos pacientes.

 

Quais as indicações do Tixel™?

O Tixel™ é bastante utilizado para rejuvenescimento, pois age melhorando a pele de um modo geral. Além disso, pode ser combinado com outros tratamentos estéticos, até no mesmo dia.

Além do rejuvenescimento das pálpebras que comentamos acima, o Tixel™ pode ser usado na face, pescoço, colo e dorso de mãos. O Tixel™ está indicado para o tratamento de rugas finas, poros dilatados, flacidez, cicatrizes e estrias, melhorando também a textura da pele.

 

Qualquer pessoa pode fazer o Tixel?

Sim, qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios do Tixel™, independente da idade. Os pacientes são avaliados em consulta e, não apresentando nenhuma irritação ou infecção na area a ser tratada, o Tixel™ pode ser aplicado. Mas, o ideal é que a pele não esteja bronzeada nas áreas onde o Tixel™ será aplicado. E, no caso do paciente apresentar história de herpes simples no local a ser tratado, indicamos que seja feita a profilaxia para herpes.

 

Como é feito o procedimento? Quanto tempo demora uma aplicação de Tixel™?

O local de aplicação é limpo, para a remoção completa de maquiagem ou outros produtos em uso. Um anestésico tópico é aplicado por 30 ou 40 minutos, antes do procedimento, para que o procedimento seja indolor. Durante o procedimento, também usamos o resfriador para melhorar o conforto para o paciente. O procedimento em uma área demora cerca de 30 minutos, por exemplo, area dos olhos. Se todo o rosto for tratado, o procedimento demora cerca de 1 hora.

 

Como fica a pele após o procedimento com Tixel™?

A pele fica avermelhada no primeiro dia, raramente também no segundo dia. A pele pode ficar um pouco inchada, com pequenas crostículas, que descamam em cerca de 5 a 7 dias. Em raros casos, a vermelhidão pode persistir por um período mais prolongado.

É importante destacar que pacientes submetidos a blefaroplastia (cirurgia de pálpebras) podem apresentar um inchaço mais significativo e mais persistente, na área de aplicação. Isso ocorre devido ao prejuízo causado na drenagem linfática local que a cirurgia prévia pode causar. Salienta-se, porém, que cirurgias prévias não contraindicam o procedimento e que o Tixel™, inclusive, é indicado para a melhora da qualidade de cicatrizes.

 

O procedimento ser feito de forma mais suave ou mais intensa?

Sim, é possível ajustar parâmetros da aplicação, para se obter um tratamento mais leve ou mais intenso. De fato, a intensidade do procedimento é definida pelo médico juntamente com o paciente, dependendo das necessidades e conveniências do paciente. A intensidade é definida também considerando-se a indicação da aplicação e as características da pele de cada paciente..

 

Quais os cuidados após o Tixel?

É recomendado evitar a exposição solar no primeiro e segundo dias após a aplicação. O paciente deve usar hidratantes neste período, para evitar o ressecamento da pele. É recomendado o uso de filtro solar a partir de 48 horas.

 

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões depende da queixa do paciente e do grau de acometimento. Em  geral, os resultados são esperados desde a primeira sessão. Mas, como um tratamento pouco invasivo, são recomendadas 3 ou mais sessões por ano, com intervalos mínimos de 30 dias.

 

As sessões de Tixel™ podem ser feitas com intervalos maiores que 30 dias?

A cada sessão, os resultados costumam se somar e se tornarem mais evidentes. Na verdade, o intervalo recomendado é sugerido para que haja a completa recuperação da área tratada. Não há perda  de efeito, se o procedimento for realizado com intervalos mais longos do que 30 dias. Após as primeiras sessões indicadas para que o paciente obtenha os resultados desejados, recomendamos um procedimento anual com Tixel™ para a manutenção dos resultados.

 

Se ficou com alguma dúvida quanto ao Tixel™, entre em contato conosco.