Melasma

O melasma é uma doença crônica muito comum, caracterizada por manchas pigmentadas geralmente localizadas na face.

O melasma é uma doença crônica muito comum, caracterizada por manchas pigmentadas geralmente localizadas na face.

Clinicamente, caracteriza-se por manchas acastanhadas em áreas expostas ao sol, dispostas simetricamente na face. Os grupos mais afetados são mulheres entre 20 e 40 anos. Embora a face seja a localização mais frequente, pode acometer áreas extrafaciais como o colo e os braços.

Apesar de sua causa não ser totalmente compreendida, vários fatores estão ligados ao seu desenvolvimento. Entre eles, citamos a exposição à luz solar e à luz visível, gestação, uso de anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal, uso de alguns medicamentos e cosméticos com potencial de sensibilização pelo sol. A predisposição genética também é um fator relevante, já que mais de 40% dos pacientes referem algum familiar acometido.

Existem opções eficientes de tratamento para o melasma. Porém, o engajamento do paciente e o uso constante frequente de filtro solar são pilares essenciais da terapêutica. Os filtros solares devem ser de amplo espectro, e de preferência, devem ter cor para oferecer alguma proteção contra a luz visível. Tratamentos tópicos incluem o uso de novos produtos clareadores, peelings superficiais e microagulhamento com drug delivery.

Recentemente, novos lasers se tornaram ótimas opções terapêuticas, oferecendo bons resultados e melhora na qualidade de vida dos pacientes acometidos.

Principais motivos de consulta

DERMATOLOGIA COSMÉTICA

Além de uma equipe especializada e treinada na realização de procedimentos cosméticos, em nossas clínicas você encontra também as mais modernas tecnologias, consideradas seguras e efetivas no rejuvenescimento facial e corporal. Você pode saber mais sobre diferentes procedimentos cosméticos no link de Tecnologias e Procedimentos deste site. E as novidades podem ser vistas no nosso Blog ou no Hexsel News.