Blog

Saiba mais sobre as quedas dos cabelos

Por Dra Ana Krum

Os fios de cabelo possuem um ciclo natural composto de 3 fases: anágena, ou de crescimento, com duração de anos; catágena, ou de transição, quando o fio se prepara para cair; e telógena, quando ocorre a queda do fio. Quando a queda aumenta e ocorre de forma generalizada, chamamos eflúvio telógeno.

 

Quantos fios uma pessoa pode perder por dia, sem ser considerada uma queda patológica?

A queda de cabelos saudável corresponde a cerca de 100 fios por dia.

 

Por que os cabelos caem?

Existem várias causas para a queda dos cabelos, que chamamos alopecias. Entre as causas mais comuns estão as dietas muito restritivas e emagrecimento rápido, estresse emocional, deficiência vitamínica, alterações hormonais, infecções e algumas medicações. A queda dos cabelos também pode ser decorrente de condições crônicas do couro cabeludo.

 

Quando a queda dos cabelos deve preocupar?

Quando a queda dos cabelos for superior a 100 a 120 fios por dia ou quando o paciente notar que a queda ocasionou uma perda significativa do volume dos cabelos. A queda de cabelos aumentada de forma rápida é chamada de eflúvio telógeno agudo.

 

Quais são os tipos mais comuns de calvície?

As calvícies, ou alopecias, podem ser divididas entre cicatriciais (aquelas que evoluem com cicatriz e queda permanente dos fios de cabelos) e não cicatriciais. Dentre as alopecias não cicatriciais, as mais comuns são a alopecia androgenética (calvície vulgar) e a alopecia areata.

 

O que é a alopecia androgenética?

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície feminina ou masculina, é uma condição crônica causada por uma suscetibilidade do couro cabeludo aos hormônios masculinos. Os fios ficam cada vez mais finos e podem ficar quase invisíveis a olho nu. Elas ocorrem no topo do couro cabeludo de homens e podem também afetar as mulheres. Dependendo da gravidade, pode haver perda total dos fios. Costuma acometer a região do topo do couro cabeludo e o vértice, ou “redemoinho”.

 

O que é alopecia areata?

É um tipo de queda de cabelos que causa placas únicas ou múltiplas, em geral arredondadas, totalmente sem fios de cabelos ou pêlos, chamadas de placas de alopecia. É considerada uma doença autoimune e tem caráter genético. Também pode acometer outros pelos, como os das sobrancelhas, cílios, barba e pelos de outras áreas corporais.

 

Nos eflúvios telógenos, quando ocorre a queda dos cabelos e quanto tempo dura?

As causas dos eflúvios em geral atuam de 1 a 3 meses antes dos cabelos começarem a cair. Mas, elas podem durar de 3 a 4 meses após a causa, ou gatilho, e dura entre 3 e 4 meses.

 

Os cabelos, nos eflúvios telógenos, podem cair por um período mais longo?

Quando os cabelos caem por um tempo mais longo, chamamos eflúvio telógeno prolongado. Esse tipo de queda dos cabelos pode ocorrer por uma soma de vários gatilhos como, por exemplo, parto com perda de sangue e anemia, associado a emagrecimento pós-parto e reinício de métodos anticoncepcionais hormonais. E, também pode ocorrer em algumas doenças crônicas.

 

E quando a queda dos cabelos se prolonga por muito tempo?

Quando a queda se prolonga por grandes períodos de tempo, chamamos eflúvio telógeno crônico. Nestes casos, ocorre encurtamento dos fios com a queda crônica. Ou seja, os cabelos que caem são progressivamente mais curtos e ocorre afinamento da ponta dos fios.

 

Como diagnosticar o tipo de queda de cabelos ou calvície?

O diagnóstico é realizado a partir de consulta clínica com dermatologista e consiste em entrevista pormenorizada, exames laboratoriais (se necessários) e análise do couro cabeludo, chamada de tricoscopia, que pode ser manual ou digital. Em nossa clínica, realizamos a tricoscopia digital com o moderno aparelho Body Studio Fotofinder ATBM Master Edition™, como parte integral da consulta.

 

Qual é o tratamento para a queda de cabelos?

O tratamento da queda de cabelos depende do diagnóstico correto da condição, sendo possível a realização de tratamentos tópicos e sistêmicos, via oral.

 

Minoxidil pode agravar a queda dos cabelos?

Sim, mas apenas no início do tratamento, pois isso é parte do mecanismo de funcionamento desta medicação. Mas essa queda é autolimitada e não compromete o tratamento. Vale lembrar que o Minoxidil é um dos tratamentos mais eficazes para a queda dos cabelos.

 

Por quanto tempo se trata a queda de cabelos?

Episódios autolimitados de queda de cabelos têm duração de tratamento limitado, em geral dependendo da resposta dos fios, que pode demorar de 3 a 6 meses. Para casos crônicos, um controle a longo prazo é necessário, com visitas periódicas ao dermatologista. Alguns casos mais graves devem ser acompanhados por anos.