Blog

Saiba mais sobre acne, cicatrizes de acne e cuidados da pele com acne

 

Por Dra. Ana Krum para o site www.hexsel.com.br

O que é a acne?

A acne é uma condição dermatológica caracterizada por comedões abertos e fechados (chamados popularmente de “cravos”), pápulas (elevações avermelhadas da pele) e pústulas (popularmente chamadas de “espinhas”). Também pode cursar com nódulos (“espinhas ou caroços” internos), ou mesmo abscessos, em casos mais graves.

 

Quais são as causas da acne?

Alterações da pele e das glândulas sebáceas, que produzem a oleosidade da pele, exercem papéis importantes na acne. Há mudanças na composição do produto da secreção dessas glândulas, o sebo, e dificuldade para sua eliminação, por formação de rolhas de queratina que impedem a saída da oleosidade pelo ducto da glândula. O ducto então passa por um processo inflamatório, que pode originar espinhas, ou mesmo nódulos. Outras alterações incluem aumento da população bacteriana (como a bactéria C. acnes) e aumento da perda de água trans-epidérmica, ou seja, a pele perde fatores naturais de hidratação.

 

Qual é a relação entre higiene e acne?

A acne é uma doença e não ocorre por falta de higiene. Porém, a pele acneica deve ser higienizada adequadamente, com produtos indicados pelo dermatologista, dada a facilidade da pele acneica em ser infectada.

 

Por que não se deve espremer espinhas?

A espremedura de cravos e espinhas pode resultar desde manchas que demoram para desaparecer até infecções graves, com piora importante do quadro. A manipulação das lesões pode resultar também em formação de cicatrizes.

 

Acne

 

A pele com acne deve ser hidratada?

A pele acneica em geral é oleosa mas não dispensa hidratação com produtos adequados para esse tipo de pele, indicados pelo dermatologista. É importante que a hidratação seja associada à higiene local e ao tratamento medicamentoso tópico ou sistêmico prescrito em consulta médica.

 

Há benefício em fazer limpeza de pele para a acne?

A limpeza de pele é benéfica para quem tem acne, pois retira, de forma delicada, o excesso de sebo e queratina obstruindo o canal da glândula sebácea. Mas é importante que seja executada por profissional habilitado e que o material utilizado seja esterilizado ou descartável.

 

Bebês podem ter acne?

Sim. A acne neonatal é causada por passagem de hormônios da mãe para o bebê, durante a gestação ou a amamentação. Costuma ser transitória; porém, caso o quadro seja grave, deve ser tratado por dermatologista.

 

A acne pode só começar na idade adulta?

Sim. A acne da mulher adulta é uma condição frequente, caracterizada pelo surgimento ou agravamento de lesões após os 20 anos de idade. As lesões de acne na mulher adulta apresentam um padrão hormonal, com predomínio de lesões no terço inferior da face, ou seja, a área do mento e da mandíbula.

 

A acne pode ocorrer na gestação?

Sim. A acne pode melhorar, estabilizar ou piorar na gestação, ou mesmo surgir nessa fase da vida, devido às alterações hormonais próprias da gravidez. O dermatologista é o profissional indicado para tratar também a acne da gestante.

 

É possível tratar a acne na gestação?

Sim, existem medicações tópicas e orais que são seguras durante a gestação, sem riscos para a mãe e para o bebê.

 

Tratamentos hormonais podem causar acne?

Sim. Alguns métodos contraceptivos, medicamentos de reposição hormonal ou de indução de ovulação podem causar ou agravar uma acne pregressa.

 

Quais é o skincare ideal para a pele com acne?

O sabonete, hidratante, protetor solar e demais produtos utilizados na rotina do paciente com acne são individuais e orientados pelo dermatologista de acordo com a pele, os hábitos e as necessidades específicas de cada paciente.

 

Como é o tratamento tópico da acne?

O tratamento tópico da acne consiste no uso de géis, cremes, séruns e outros produtos medicamentosos que removem o excesso de queratina, as bactérias e/ou com ação anti-inflamatória. O uso desses produtos é orientado pelo dermatologista, visto que também podem apresentar efeitos colaterais, se aplicados inadequadamente.

 

Como funciona o tratamento da acne com antibióticos?

Os antibióticos utilizados no tratamento da acne combatem as bectérias que causam as pústulas e os abscessos. Em geral, são prescritos por curto período e em doses específicas para acne.

 

O que é isotretinoína (Roacutan®)?

A isotretinoína, mais conhecida pelo nome comercial Roacutan®, é uma medicação oral prescrita para o tratamento da acne. Por se tratar de medicamento que necessita de cuidados especiais, seu uso deve ser prescrito e acompanhado por médico dermatologista e demanda a realização de exames e o preenchimento de formulários específicos.

 

Quais são os efeitos colaterais da isotretinoína (Roacutan®)?

O efeito colateral mais comum da isotretinoína é o ressecamento de lábios e outras mucosas. Contudo, efeitos colaterais mais graves também podem ocorrer. Portanto, é fundamental o acompanhamento médico e a realização de exames laboratoriais periodicamente.

 

Mulheres em idade fértil podem usar isotretinoína (Roacutan®)?

Sim, desde que utilizem método anticoncepcional efetivo por até 2 meses após o término do tratamento, visto que a isotretinoína é contraindicada na gestação.

 

Por quanto tempo um paciente com acne deve utilizar a isotretinoína (Roacutan®)?

A dose diária ou semanal e o tempo de tratamento é variável, de acordo com as necessidades e a resposta de cada paciente.

Como prevenir os efeitos colaterais da isotretinoína (Roacutan®)?

O acompanhamento médico e as orientações do médico durante a consulta são fundamentais para a prevenção dos efeitos colaterais da isotretinoína. Este acompanhamento inclui a realização de exames laboratoriais periódicos, a indicação de emolientes e hidratantes e as orientações quanto aos sinais de alerta para efeitos colaterais mais raros e graves.

 

Cicatrizes de Acne

 

Como prevenir as cicatrizes de acne?

A principal medida para prevenir as cicatrizes da acne é o tratamento seja bem orientado e iniciado precocemente, assim que as primeiras lesões apareçam na pele do paciente. Evitar a manipulação das lesões e ter um acompanhamento médico são medidas igualmente importantes.

 

Quais são os tratamentos para cicatrizes de acne?

Os tratamentos para as cicatrizes de acne incluem peelings, lasers, microagulhamento, preenchimentos e pequenos procedimentos cirúrgicos. Frequentemente, são necessárias múltiplas sessões e uma combinação de tratamentos e tecnologias para melhores resultados. O médico dermatologista vai avaliar cada caso e oferecer o tratamento ou a combinação de tratamentos que o caso específico de cada paciente requerem.

 

As doses de isotretinoína (Roacutan®) são sempre altas e provocam efeitos colaterais?

Não, é possível fazer este tratamento, considerado o mais eficaz para acne, sem efeitos colaterais.  Pelas novas diretrizes e protocolos de tratamento, o uso de baixas doses de Roacutan® também são efetivas.

 

Dá para tratar as cicatrizes antes de terminar o tratamento com isotretinoína (Roacutan®)?

Sim, pacientes em uso de isotretinoína/ Roacutan podem iniciar alguns tratamentos das cicatrizes de acne. É importante ouvir o seu dermatologista, pois a abordagem precoce para algumas cicatrizes garante melhores resultados.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre acne ou cicatrizes de acne, entre em contato conosco. Nós poderemos esclarecê-las e teremos prazer em completar este artigo com elas.