Blog

Mais de 10 motivos para você aderir ao tratamento com toxina botulínica entre as sobrancelhas

Por Doris Hexsel para o blog do site das Clínicas Hexsel de Dermatologia

 

Durante o congresso anual IMCAS em Paris ocorrido de 3 a 5 de junho de 2022, a Dra Doris Hexsel apresentou o tema “A importância do tratamento da glabela com toxina botulínica”. Nesse artigo, ela comenta porque esse tratamento cosmético é tão importante no rejuvenescimento da face, bem estar e muito mais.

A glabela é aquela área entre as sobrancelhas, logo acima do nariz. Toxina botulínica é o nome do medicamento que, injetado nos músculos, causa uma redução dos movimentos ou paralisação transitória e reversível. As toxinas botulínicas são geralmente mais conhecidas pelos nomes das principais: Botox®, Dysport® e Xeomin®.


Entenda as principais funções dos músculos da face

Neste artigo vamos abordar o principal grupo muscular da metade superior da face.

Todos os músculos da metade superior da face, tem como principal função a expressão ou mímica facial, além daquelas relacionadas ao piscar dos olhos. Outra importante função é manter as sobrancelhas e as pálpebras nas posições originais, evitando o rebaixamento próprio do envelhecimento.

Já os músculos da metade inferior da face estão mais relacionados com as todas as funções da boca, como comer, mastigar, assobiar, falar, beijar, etc.

Principais funções dos músculos da metade superior da face

Ao se contraírem, os músculos entre as sobrancelhas têm função de transmitir expressões de preocupação, uma função não tão relevante. A contração dos músculos da fronte expressam surpresa, mas sua principal função é fazer oposição aos músculos da glabela, elevando as sobrancelhas. As rugas da fronte podem ser amenizadas pelas toxinas botulínicas mas se este músculo estiver totalmente paralisado, vai ocorrer o rebaixamento das sobrancelhas.

Dessa forma, a contração dos músculos da glabela contribuem ativamente para o envelhecimento, enquanto os músculos da fronte ou da testa contribuem para o rejuvenescimento da face, pois estes últimos atuam no posicionamento das pálpebras e das sobrancelhas. Já os músculos que circundam os olhos tem uma função relevante no piscar dos olhos enquanto a parte lateral expressa alegria, pois se contrai quando a pessoa sorri, formando as rugas vulgarmente chamadas “pés de galinha”.

 

Porque ocorrem rugas entre as sobrancelhas?

A área da glabela é muito usada na expressão facial. As contrações dos músculos da glabela dão ao rosto uma expressão de preocupação e até de tristeza, sendo essas rugas conhecidas como “rugas de preocupação ou brabeza”.

A glabela é tão importante na expressão facial e no envelhecimento da face, que foi a primeira a receber aprovação para o uso cosmético por parte do Food and Drug Administration (FDA) ainda na década de 90. Mas, outros efeitos não cosméticos foram identificados mais tarde. Podemos afirmar que essa é a região onde nós, médicos, temos a maior experiência no uso de toxina botulínica, pois é uma das regiões mais tratadas da face no mundo inteiro, isolada ou associada ao tratamento das rugas dos olhos, popularmente chamadas “pés de galinha”.

 

Porque é importante tratar os músculos da glabela?

As injeções de toxina paralisam de forma transitória e reversível os músculos da glabela. É importante mencionar que os músculos localizados entre as sobrancelhas são os principais responsáveis pelo rebaixamento das sobrancelhas e das pálpebras. A contração repetida desses músculos são fatores que contribuem muito para o envelhecimento da face: aprofundam as rugas e rebaixam as sobrancelhas e as pálpebras. O tratamento dessa área retarda as rugas e mantem as sobrancelhas e as pálpebras em posição mais jovial.

 

O tratamento dos músculos da glabela tem efeitos nos músculos da fronte?

Sim, porque os músculos se inter-relacionam. O grupo muscular da glabela é o grupo com maior força muscular na face, enquanto seus opositores ou antagonistas, os músculos da fronte, tem menos força quando se contraem.

Se os músculos da glabela que são mais potentes se contraem muito, eles induzem seus antagonistas da fronte menos potentes a trabalharem muito mais, enrugando muito mais também a testa. Eliminando os movimentos dos músculos da glabela, os músculos da testa serão menos recrutados. A médio e longo prazo, a tendência é não agravar tanto estas rugas.

 

Quanto tempo duram os efeitos do tratamento com toxina na glabela?

Em estudo recente, descobrimos que o tratamento da glabela promove elevação das sobrancelhas e das pálpebras não apenas a curto e médio prazo, mas também a longo prazo. A pessoa rejuvenesce, fica mais bonita e com uma expressão mais descansada. E ainda tem uma ação positiva no humor das pessoas, melhorando os sintomso de depressão em alguns pacientes.

 

Como atua a toxina na glabela em pacientes deprimidos?

O mecanismo de ação ainda não está esclarecido. Trabalhos científicos demonstraram que existe uma correlação com a contração desses músculos e a depressão. Rugas especiais da glabela, conhecidas como pregas de Veraguth, são visíveis durante crises de depressão ou em pacientes deprimidos. Essas rugas tendem a ser atenuadas quando o tratamento medicamentoso da depressão é eficaz. O relaxamento desses músculos com toxinas botulínicas também mostrou efeitos em pacientes deprimidos, podendo ser usado como um adjuvante no tratamento da depressão.

 

Qual a idade para iniciar este tratamento?

Como qualquer outro tratamento, se houver indicação, as aplicações de toxina podem começar a partir da segunda ou terceira décadas da vida. Converse com o seu dermatologista.

 

 

A Dra. Doris Hexsel, com grande experiência em pesquisa e no uso de toxina apresenta mais de 10 motivos para você também aderir ao tratamento da glabela com aplicações de toxina botulínica. Você só precisa escolher um bom profissional.

Confira abaixo os mais de 10 motivos para você aderir ao tratamento da glabela:


1

Reduz os movimentos de músculos que comprovadamente envelhecem a metade superior da face.


2

Deixa suas sobrancelhas em uma posição mais elevada e essa elevação é controlada, para ficar de acordo com o que você deseja para o seu rosto. Se o paciente preferir, também pode-se manter a posição original.


3

Melhora o formato das sobrancelhas. Mas isso só é possível com uma boa avaliação dos seus músculos e com o uso de uma boa técnica, adaptada ao seu caso. Não precisa ter medo de ficar com a sobrancelha torta nem excessivamente elevada.


4

Relaxando os músculos entre as sobrancelhas, estaremos impedindo que eles recrutem os músculos da testa, fazendo-os enrugar. Você passará a usá-los somente para se expressar, então eles não continuarão a enrugar tanto.


5

Se você gosta de ter a testa lisinha, é só pedir! Aqui, nas ClínicasHexsel de Dermatologia, a gente resolve juntos o que é melhor para o seu rosto!


6

Sua aparência ficará mais bonita e mais descansada.


7

Ajuda a melhorar o seu humor  e a sua expressão fica mais alegre.


8

Se você sua muito na testa, a toxina vai também ajudar a melhorar o suor excessivo.


9

Se você tem alguma assimetria na posição ou na forma das suas sobrancelhas, ela poderá ser corrigida.


10

Os efeitos da paralisação dos músculos são  reversíveis, duram 4-6 meses, mas outros efeitos indiretos, duram muito mais a medida que o tempo passa.


11

Se você repetir o tratamento a cada 5 ou 6 meses ao longo de anos com uma boa técnica, saiba que os efeitos são cumulativos: você vai  melhorar ainda mais, com o passar do tempo.


12

O tratamento é rápido e praticamente indolor. Se você é muito sensível a dor, avise-nos. A gente aplica um creme anestésico 20 a 30 minutos antes.