Blog

Dúvidas sobre toxina botulínica? Esclareça aqui!

Por Dra. Ana Krum para o blog do site das Clínicas Hexsel de Dermatologia

 

Esse artigo visa esclarecer as dúvidas mais frequentes a respeito da toxina botulínica.


O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é um medicamento produzido naturalmente por uma bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria é encontrada na sua forma inativa na natureza, no solo e na água. Ela pode ser ingerida através de alimentos contaminados, podendo então causar o botulismo.


Qual a PRINCIPAL AÇÃO da toxina botulínica?

Sua principal ação terapêutica é no relaxamento transitório e reversível da musculatura, tendo sido utilizada primeiramente pelo médico alemão Justinus Kerner, no século XIX, para o tratamento de espasmos musculares. A partir de então, a toxina passou a ser produzida em laboratórios farmacêuticos.


Como iniciou o USO COSMÉTICO das toxinas?

Em 1987, a oftalmologista canadense Dra. Jean Carruthers percebeu a atenuação das rugas ao redor dos olhos, após o tratamento de pacientes com espasmos musculares nas pálpebras. Ela comentou o achado com seu marido, o dermatologista Dr. Alastair Carruthers, e ambos passaram a utilizar a toxina no tratamento das linhas de expressão de seus pacientes. Os primeiros resultados desses tratamentos foram publicados em 1992 na revista científica The Journal of Dermatologic Surgery and Oncology.


As MARCAS DE TOXINAS botulínicas são iguais?

Diversas são as marcas de toxina botulínica no Brasil, registradas e aprovadas pela Anvisa, sendo todas as utilizadas na dermatologia toxinas botulínicas de tipo A. Essas marcas comerciais pertencem a diferentes laboratórios e têm diferentes formulações. Porém, quando injetadas nos músculos, promovem os mesmos efeitos: paralisia transitória e reversível, que dura 4 a 6 meses.


Qual a IDADE MÍNIMA para um paciente se submeter a aplicações de toxina botulínica?

Não existe uma idade mínima para uso da toxina botulínica. As toxinas podem ser aplicadas desde a infância, desde que haja uma indicação médica para o seu uso. Lembro que as toxinas são usadas com frequência no tratamento de condições neurológicas, como as paralisias; oftalmológicas, como o estrabismo, entre outros.


Pacientes MENORES DE 18 ANOS podem fazer aplicações de toxina?

Pacientes menores de idade com indicação médica ou cosmética para o procedimento com toxina botulínica podem fazer o procedimento; porém, devem ter autorização dos pais ou responsáveis.


Quais as PRINCIPAIS INDICAÇÕES de tratamentos com toxinas botulínicas?

A toxina botulínica funciona através do relaxamento da musculatura onde ela é aplicada. As indicações mais procuradas são para melhorar as chamadas rugas dinâmicas da face, como os pés de galinha, as rugas entre as sobrancelhas, entre outras; o sorriso gengival; e as assimetrias faciais. Também é bastante utilizada para aliviar as rugas do pescoço.

Como obter RESULTADOS NATURAIS com a aplicação de toxina botulínica?

O segredo de uma aplicação de excelência é a escolha de um bom profissional, que seja qualificado e tenha experiência no uso deste tratamento. Só um profissional experiente vai lhe oferecer resultados naturais, sem paralisar todos os músculos, tratando aqueles que a curto e médio prazo vão fazer você envelhecer bem e retardar a necessidade de procedimentos mais invasivos, como as cirurgias.


Como age a toxina botulínica no EXCESSO DE SUOR?

No tratamento da hiperidrose, as toxinas botulínicas são muito utilizadas, pois elas são capazes de reduzir o suor por vários meses. As formas de hiperidrose mais procuradas para tratamento são o excesso de suor nas axilas, na face, no couro cabeludo e nas mãos.


A toxina botulínica trata a ROSÁCEA?

Sim, a toxina botulínica pode ser usada em microdoses para tratamentos de algumas doenças, como rosácea e acne, pois diminui a vermelhidão da pele e reduz a secreção das glândulas sebáceas, reduzindo a oleosidade e o suor excessivo.


Quais os TIPOS DE RUGAS que são tratadas com toxina botulínica?

A toxina botulínica é usada para prevenir e suavizar as linhas de expressão, As rugas da expressão facial, também chamadas rugas “dinâmicas”, são as indicadas para o tratamento com toxina. Elas dependem do movimento muscular e se localizam principalmente no terço superior da face, tais como “pés de galinha”, rugas entre as sobrancelhas e rugas da fronte.


Pode-se tratar as RUGAS DA FACE E A HIPERIDROSE NO MESMO DIA?

Sim, todos os tratamentos com toxina devem ser feitos no mesmo dia. Porém, existe um limite seguro quanto à dose de toxina botulínica que pode ser aplicada com segurança em uma mesma sessão. Em geral, o médico administra esta dose, podendo completá-la em cerca de 30 dias após a aplicação.


Pode-se usar toxina botulínica e PREENCHIMENTO MESMO DIA?

Sim, esses e outros procedimentos podem ser feitos na mesma sessão de tratamento, otimizando os resultados e o tempo do paciente.


Pode-se usar toxina botulínica e LASERS no MESMO DIA?

Algumas tecnologias podem ser usadas com segurança no mesmo dia da aplicação de toxina botulínica. Evitam-se os peelings e os lasers que produzem algum grau de inflamação na pele.


Quais as recomendações para RETOQUES com toxina botulínica?

Um único retoque é recomendado, cerca de 30 dias após a aplicação principal. É importante destacar que o retoque da toxina não deve ser realizado antes de 15 dias, nem depois que completar 60 dias da aplicação. Então, se precisar de um retoque, ele tem que ser feito no intervalo entre 15 e 60 dias após a aplicação.


Quais os CUIDADOS APÓS A APLICAÇÃO?

O cuidado mais importante é evitar tocar ou manipular a área tratada por 4 horas após a aplicação.


QUANDO APARECEM os resultados da aplicação de toxina botulínica?

Os resultados começam a ser percebidos em 3 a 5 dias, no caso do tratamento das linhas de expressão. Os resultados no controle do suor excessivo demoram um pouco mais: ao redor de 15 dias.


QUANTO TEMPO DURAM os resultados de uma aplicação de toxina no rosto ou pescoço?

A toxina botulínica tem duração média de 4 a 6 meses. Esse tempo depende muito da dose aplicada e do próprio paciente.


QUANTO TEMPO DURAM os resultados de uma aplicação de toxina para tratar o excesso de suor?

No tratamento das hiperidroses, a toxina botulínica tem duração média de 6 a 10 meses.


As toxinas têm EFEITOS RESIDUAIS, depois que os músculos recuperam o movimento?

Sim, um efeito residual e cumulativo foi identificado em um dos estudos desenvolvidos pela Dra Doris Hexsel com toxina botulínica utilizada por anos no terço superior da face, estudo este publicado na revista médica Dermatologic Surgery. O estudo que comparou os resultados de aplicações de 5 a 20 anos, mostrou que uma aplicação tecnicamente bem feita renderá resultados a longo prazo. Este efeito residual permanece após os 4 ou 6 meses em que a paralização dos músculos é evidente, e melhora ao longo dos anos.


Quantas sessões são recomendadas por ano?

Em geral, são indicadas 2 a 3 sessões por ano, sendo uma aplicação a cada 4 a 6 meses.


Se demorar MAIS DO QUE 6 MESES para refazer uma aplicação de toxina botulínica, ela perde o efeito?

Se demorar mais do que 4 a 6 meses para reaplicar a toxina botulínica, os músculos vão recuperar cada vez mais o seu movimento e, dessa forma, também recuperar a força muscular e a capacidade de enrugar a pele. Mas, quando voltar a aplicar, a toxina vai continuar funcionando integralmente.


As toxinas botulínicas também tratam ENXAQUECA?

Sim, mas é importante sempre fazer todas as indicações médicas e cosméticas no mesmo momento, para evitar numerosas exposições e a possiblidade de gerar resistência.


As toxinas botulínicas também tratam DEPRESSÃO?

Sim, estudos mostram que os sintomas da depressão melhoram com as aplicações na região da glabela. O único estudo brasileiro até o momento foi conduzido pela equipe de pesquisa da Clínica Hexsel de Dermatologia. O mecanismo ainda não está claro, mas é importante destacar que este é um tratamento adjuvante da depressão, sendo que a toxina botulínica pode ser utilizada conjuntamente ao tratamento medicamentoso e/ou à terapia. A depressão deve ser tratada com médico psiquiatra.


Existe PERDA DE EFICÁCIA ou formação de anticorpos contra toxina botulínica?

Apesar de rara, a perda de eficácia pode ocorrer em alguns pacientes. Para reduzir esse risco, é fundamental respeitar o intervalo recomendado entre as aplicações e ter certeza de que o profissional usou a dose adequada.


Existe interação entre toxina botulínica e VACINAS CONTRA COVID-19?

De acordo com os estudos científicos, nenhum efeito adverso grave foi descrito em pacientes que realizaram o tratamento com toxina botulínica após vacinação ou mesmo após infecção por Covid-19.


Posso fazer toxina botulínica durante a GRAVIDEZ?

É recomendado que o uso da toxina botulínica seja evitado durante a gestação, pois não há estudos sobre a passagem da toxina pela placenta e sobre os efeitos da substância para o feto.


Posso fazer toxina botulínica durante a AMAMENTAÇÃO?

No período da amamentação, a aplicação de toxina botulínica apresenta baixo risco, pois acredita-se que o leite materno possui capacidade de neutralizar a toxina botulínica. Nossa orientação é que a aplicação seja evitada enquanto a criança só se alimente do leite materno, mas pode ser feita depois que a criança começar a usar outros alimentos.


O que é “SCROTOX”?

É a aplicação de toxina botulínica na bolsa escrotal, para reduzir o natural enrugamento local e a sudorese excessiva. Poucos estudos científicos foram realizados sobre a eficácia e segurança desse tratamento, que é realizado por alguns urologistas e dermatologistas.


“Toxina PENIANA”: Para que serve?

É a aplicação de toxina botulínica no pênis, realizada por urologistas. São utilizadas microdoses da substância na região externa do pênis para impedir o encolhimento do órgão sexual, com base em alguns estudos científicos. Mais estudos são necessários para avaliar a eficácia da toxina botulínica para disfunção erétil.


Existe toxina botulínica CAPILAR ou ORGÂNICA e quais os riscos desse procedimento?

O procedimento é um tipo de alisamento do cabelo que não utiliza toxina botulínica. Os produtos mais comumente utilizados para essa forma de alisamento são o formol e os ingredientes que liberam formol ao aquecer o cabelo com secador ou chapinha, como o ácido glioxílico e seus derivados. É importante que o paciente sempre tenha acesso aos ingredientes do produto utilizado e questione seu dermatologista sobre seu uso. Os produtos liberadores de formol comumente apresentam registro na Anvisa como condicionadores, não sendo liberados para uso com secador ou chapinha.

A cartilha da Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre os riscos do formol e os ingredientes para alisamentos permitidos no Brasil está disponível neste link.

Se você ficou com alguma dúvida sobre toxina botulínica, entre em contato conosco. Nós poderemos esclarecê-las e teremos prazer em completar este artigo com elas.