Blog

Gravidez – cuidados em dobro

A gravidez representa um período de intensas modificações para a mulher. Durante a gestação ocorrem mudanças endócrinas, metabólicas, imunológicas, vasculares e físicas, fazendo com que o corpo da gestante sofra alterações na sua forma e estrutura, além de manifestações na pele, como estrias e melasma (manchas escuras no rosto). Essas alterações podem ser causa de grande ansiedade para a gestante, pois provocam mudanças na estética facial e corporal.

É importante evitar o ganho de peso em excesso, que pode trazer diversas consequências, inclusive o aparecimento de estrias. Estas geralmente surgem a partir do último trimestre da gestação, mas devem ser prevenidas desde o início da gravidez. Também é importante praticar exercícios físicos leves, manter uma alimentação saudável e equilibrada e dispor de acompanhamento médico constante com o obstetra.

A gestante pode usar hidratantes suaves que contenham alguns princípios ativos já conhecidos e considerados seguros para o bebê. Mas muitas substâncias ativas contidas em cremes e muitos procedimentos eletivos devem ser evitados durante esse período. Os filtros solares podem e devem ser utilizados, pois são de grande auxílio na prevenção de manchas, comuns na gravidez.

Uma consulta ao dermatologista no início da gravidez pode ajudar a prevenir alguns problemas de difícil tratamento, como as estrias, além de orientar a gestante para medidas de prevenção. Além disso, ela deve evitar a aquisição de produtos cosméticos para uso durante a gravidez sem a orientação médica, pois muitos destes produtos são contraindicados ou não possuem estudos ou especificações quanto ao uso seguro na gestação.