Blog

Cuidados da pele de pacientes jovens com acne

Oitenta por cento dos adolescentes desenvolve acne juvenil, que se caracteriza pelo surgimento de cravos, espinhas e nódulos na face e no tronco. Além disso, evidencia-se uma maior atividade das glândulas sebáceas na adolescência, deixando a pele do adolescente mais oleosa.

 

Recomendamos alguns cuidados:

Limpeza: alguns cuidados diários são fundamentais para manter a pele do adolescente com uma aparência saudável. A limpeza diária com um sabonete adequado ao tipo de pele tem a finalidade de remover células mortas, gorduras e impurezas. Sabonetes e loções adstringentes que removem o excesso de sebo da pele são indicados. Esponjas ou escovinhas especiais ajudam na limpeza da pele e também melhoram a acne.

Fotoproteção: o uso diário do filtro solar é recomendado desde a infância e também para adolescentes, especialmente se a pele for clara. Preferencialmente, as apresentações em géis ou oil free são mais indicadas em adolescentes com peles oleosas e com tendência a acne. Os filtros com cor ou bases mais secas com filtro podem ser usadas, com a vantagem de ocultar as lesões.

Ao se expor ao sol, na prática de esportes ou em atividades ao ar livre, a aplicação do filtro solar é muito importante, bem como sua reaplicação a cada 2 horas.