Blog

Cuidados com a pele – Dedique alguns minutos

A nossa pele é o elo do nosso corpo com o meio ambiente, sofrendo diariamente os efeitos do sol, do vento e da poluição. Para que a pele se mantenha saudável, sem manchas, asperezas ou ressecamentos, são necessários alguns cuidados diários: LIMPAR, PROTEGER E HIDRATAR.

A limpeza da pele tem por objetivo a remoção da oleosidade excessiva e das impurezas, como resíduos de maquiagem, poluição, suor e células mortas. Para a limpeza da pele do rosto, quando normal, são recomendados produtos neutros, com pH próximo ao pH da pele, que mantêm o equilíbrio e a umidade natural.

A principal proteção que a nossa pele precisa contra os raios solares é a fotoproteção. Esse é um dos cuidados mais importantes que devemos ter com a pele todos os dias. O conjunto de medidas de fotoproteção inclui o uso de filtros solares, roupas e adereços que protegem contra os raios solares (chapéus, bonés, óculos). Os benefícios do uso diário e contínuo do filtro solar são muitos e vão desde prevenir o câncer até retardar o envelhecimento da pele. O sol está diretamente relacionado ao envelhecimento precoce, principalmente para as pessoas de pele clara. Ele pode provocar queimaduras e manchas e também causar ou agravar doenças. Esses são bons motivos para você proteger a sua pele com diferentes medidas de fotoproteção. Elas são importantes e farão uma grande diferença na sua futura aparência e na saúde da sua pele.

A hidratação é fundamental para todos os tipos de pele, principalmente para as normais e secas. As peles oleosas geralmente apresentam um grau de hidratação maior, e o uso de hidratantes inadequados pode provocar ou agravar a acne. A principal função da hidratação é a manutenção do manto hidrolipídico, evitando o ressecamento da pele. A escolha do hidratante pelo seu dermatologista vai levar em conta o seu tipo de pele, eventualmente combinado com ativos, dependendo da necessidade individual de cada paciente.

Outros cuidados importantes para manter a pele com uma aparência jovem e saudável são alimentar-se de forma saudável, dormir o tempo necessário e evitar o fumo e o excesso de bebidas alcoólicas. A ingestão adequada de líquidos e uma dieta balanceada com alimentos que contenham vitaminas, proteínas e fibras necessárias ao organismo ajudam a prevenir a formação de radicais livres, os quais atuam acelerando o processo de envelhecimento.