Blog

Tratamentos para melhorar o bumbum

Por Andressa Renon

A mulher brasileira valoriza muito o bum-bum. É comum que surjam muitas dúvidas a respeito dos tratamentos para os glúteos, que são frequentemente trazidas pelas nossas pacientes.

Neste artigo, responderei as perguntas mais frequentes.

 

Quais os tratamentos médicos mais realizados nos bum-buns atualmente?

Nossa clinica é pioneira em diversos tratamentos médicos corporais, como é o caso da técnica cirurgica Subcision® para tratar a celulite. Já os preenchimentos são utilizados para melhorar a forma dos glúteos. Nas Clínicas Hexsel  de Dermatologia,  optamos pelos preenchimentos tabsorvíveis, como o ácido hialurônico.

Outros produtos bastante utilizados em nossas clínicas são os bioestimuladores para firmar a pele e diferentes tecnologias que complementam todos estes tratamentos, otimizando os resultados.

Como fisioterapeuta, trabalho com diferentes  tecnologias que ajudam a melhorar tanto a flacidez da pele como a flacidez do músculo, além de atuar na gordura localizada, presente no subcutâneo.

 

Quais as queixas mais frequentes?

As queixas mais frequentes são a celulite, a flacidez, as estrias e a gordura localizada.

 

O que é flacidez?

A flacidez é uma condição mais comum após os 30 anos de idade, quando o corpo começa a perder a firmeza de tecidos importantes. A flacidez pode ser cutânea, subcutânea ou muscular e os tratamentos diferem para cada tipo de flacidez.

 

Qual é a diferença entre a flacidez da pele e a flacidez muscular?

A flacidez da pele aumenta com a idade e é causada pela perda gradativa das fibras de colágeno e elastina da pele. As áreas mais suscetíveis a flacidez são os braços, as pernas, os glúteos, as mamas, o abdômen e o rosto.

A flacidez muscular é ocasionada pelo enfraquecimento dos músculos, geralmente com perda de massa muscular. Também é agravada pela idade e pela falta de estímulo muscular.

 

Quais são as causas principais da flacidez?

As causas são várias e atuam em diferentes níveis em diferentes pacientes. Além do envelhecimento, mais perceptível a partir dos 30 anos, a perda gradual de colágeno e elastina da pele está associada a fatores como tabagismo, exposição excessiva ao sol sem proteção, efeito “sanfona” (emagrecimento e ganho de peso em alternância), gravidez e período pós parto, alimentação inadequada e predisposição genética. A flacidez muscular também é agravada por erros alimentares e pela predisposição genética, além do sedentarismo.

 

É suficiente ir na academia para melhorar a aparência dos glúteos?

A atividade física regular, alimentação saudável e ingesta líquida adequada são fatores importantes na qualidade da pele e do músculo. Exercícios físicos melhoram a massa muscular e a forma dos glúteos. Tratamentos estéticos mais específicos, como os bioestimuladores de colágeno, as radiofrequências, ultrassom micro e macrofocado e a terapia por campo eletromagnético contribuem ainda mais para a aparência do contorno e da qualidade da pele do bumbum.

 

O que significa a expressão “brazilian butt lift” ?

Ter um bumbum com contornos definidos, volumoso e firme é o desejo de boa parte das brasileiras. Afinal, o biotipo “violão” se popularizou internacionalmente e ressalta as curvas do corpo da mulher, em especial da brasileira.

Para se chegar a resultados ideais ou no chamado “Brazilian butt lift”, combinações de procedimentos e tecnologias são usadas que visam empinar o bumbum. A escolha é feita sempre de acordo com a necessidade das pacientes. Essas combinações se tornaram populares não só aqui no Brasil, mas mundo afora, com cada vez mais mulheres desejando o bumbum ideal.

Como tratar a flacidez muscular?

A tecnologia T sculptor, terapia por campo eletromagnético, é baseada na emissão focal de energia eletromagnética de alta intensidade, que induz contrações musculares intensas, conhecidas como contrações supra-máximas.  É um tratamento moderno e eficaz no que diz respeito à escultura muscular corporal. Este tratamento trabalha diretamente os músculos, aumentando o seu tônus e massa muscular, enquanto promove alguma queima de gordura. Tem  especial indicação para o tratamentos dos glúteos, pois consegue um numero de contrações muito maior do que aquele que a (o) paciente pode conseguir em academias.

 

Quais músculos podem ser tratados com a terapia de campo eletromagnético?

Diferentes músculos podem ser tratados, mas no bum-bum, os músculos glúteos são o foco. Mas, os musculos das pernas e dos braços também  podem ser tratados com  esta tecnologia, geralmente com objetivos funcionais (não estéticos).

Outras indicações deste tipo de tecnologia são a flacidez abdominal e até a flacidez dos músculos pélvicos. No abdomem, é possível melhorar a diastase dos retos abdominais, que contribui para o aumento do volume do abdomen, a famosa “barriguinha”.

 

Qual a diferença entre ir na academia e fazer o T sculptor?

Em uma única sessão da tecnologia T sculptor ocorrem 10.000 a 20.000 contrações musculares, importantes para tonificar ​​e para aumentar a força muscular. Essa tecnologia complementa a atividade aeróbica e hipertrofia feita na academia. Esse tratamento pode ser utilizado por pacientes de várias faixas etárias, especialmente em idosos, que apresentam musculatura debilitada e restrições para exercícios físicos.

 

Como tratar a flacidez da pele?

A flacidez cutânea é tratada por bioestimuladores de colágeno, que são injetados abaixo da pele, melhorando a flacidez da pele. As tecnologias são associadas aos bioestimuladores, dependendo do  tipo de flacidez.

Nossas clínicas combinam algumas tecnologias para promover o estímulo de colágeno da pele, entre elas:

Atria: ultrassom micro e macrofocado

Cellactor: ondas de choque

Total Sculptor: radiofrequência multipolar

 

A celulite pode ser tratada por tecnologias?

A celulite sempre precisa ser avaliada por um medico experiente, para identificar os fatores associados e agravantes. Tecnologias para tratamento da pele e do subcutâneo podem ser associadas a outros tratamentos corporais, como a SubcisionⓇ e os bioestimuladores de colágeno, como SculptraⓇ e RadiesseⓇ.

A escolha do melhor tratamento ou da melhor combinação de tratamentos sempre vai depender da avaliação do profissional médico ou fisioterapeuta, que indicará aqueles que são mais adequados para cada paciente.

 

Essas tecnologias podem ser feitas com a pele bronzeada?

Sim, essas tecnologias independem da cor da pele bronzeada pelo sol. Então, podem ser realizadas em todos os meses do ano.

 

É necessário algum preparo para fazer os tratamentos?

Não é necessário fazer nenhum preparo antes das sessões. Apenas vir com roupas confortáveis, ser fotografada e preencher a ficha de avaliação antes da primeira sessão.

 

Quantas sessões de tratamento com tecnologias são necessárias?

Em geral, os tratamentos com tecnologias demandam 2 a 4 ou até 10 sessões de tratamento, dependendo do problema e expectativa da paciente.

 

Qual o tempo médio de uma sessão?

O tempo varia de 30 min a 90 min, dependendo da tecnologia que for utilizada.

Mas também oferecemos a possibilidade de tratamentos  múltiplos na mesma sessão, para economizar o seu tempo.

 

É possível fazer o tratamento e voltar ao trabalho no mesmo dia?

Sim, pois os tratamentos com  tecnologias são indolores e não  deixam marcas. A pele pode ficar levemente avermelhada após a sessão, alteração temporária e sem repercussão para o dia-a-dia.

 

É possível fazer um tratamento com tecnologias durante a gestação?

Em geral evitamos tratamentos com tecnologias durante a gestação. Mas eles podem ser feitos, logo após  o parto, em geral 3 meses após. É sempre aconselhável pedir a liberação para uso de tecnologias do seu médico obstetra.

 

A partir de que idade é possível iniciar os tratamentos?

Havendo indicação para os tratamentos corporais com tecnologias estes tratamentos podem ser realizados a partir da adolescencia. Neste caso, é necessária a autorização dos pais e/ou responsável legal.

É importante salientar que, quanto mais cedo se trata os problemas corporais, melhores tendem a ser os resultados.

 

Dúvidas sobre os tratamentos de glúteos? Entre em contato conosco para uma avaliação.