Blog

Acne em pessoas adultas

Em entrevista dada para a jornalista Priscilla Vanzin publicada na revista Panvel Sempre Bem, a Dra. Doris Hexsel falou sobre a acne em adultos, uma queixa frequente nos consultórios de Dermatologia.

O surgimento ou agravamento desta condição pode estar relacionado a alterações hormonais, principalmente em mulheres. As lesões de acne na mulher adulta em geral se localizam no terço inferior da face e superior do pescoço. Outra causa muito comum de acne em adultos é a acne cosmética, causada pelo uso indiscriminado de cosméticos inadequados, incluindo hidratantes, cremes, maquiagens e óleos não adequados para peles jovens, oleosas ou mistas.

Apesar de ser uma queixa mais frequente em mulheres adultas, os homens na idade adulta também podem ser acometidos por acne. Nos homens, a acne deve ser diferenciada das foliculites, que causam lesões parecidas com a acne, mas que na verdade são infecções de pele causadas por bactérias. Essas lesões são inflamações nos pelos da barba que são facilmente diferenciadas da acne pelo dermatologista.

A acne tem várias classificações e dependendo da sua gravidade pode ser tratada com medicações tópicas, antibióticos tópicos ou orais, hormônios ou isotretinoína oral. Esta última é normalmente indicada no caso de quadros mais intensos de acne e/ou que não responderam aos tratamentos tópicos e antibióticos orais. Porém, outras indicações devem ser avaliadas. Atualmente, uma nova modalidade, chamada terapia fotodinâmica, tem se mostrado bastante efetiva no tratamento da acne do adolescente e do adulto.

O médico dermatologista deve sempre ser consultado para avaliar e para indicar o melhor tratamento de acordo com o tipo de acne.

Alimentação e uso de contraceptivos são comumente relacionados à acne. Apesar de não estar completamente definido o papel da alimentação no surgimento da acne, estudos recentes estão novamente associando início ou agravamento da acne a dietas com alto índice glicêmico. E como alguns anticoncepcionais possuem atividade anti-androgênica, ou seja, ajudam a diminuir a ação desses hormônios na pele, especialmente os casos de acne relacionados com disfunções hormonais podem ser beneficiados com o uso anticoncepcionais específicos.