Blog

A importância de remover a maquiagem

A maquiagem não deve ser deixada na pele indefinidamente. A noite é um período grande e ideal para a pele “descansar” ou “respirar”, livre de maquiagem.

Algumas pessoas pensam que precisam abrir mão da maquiagem para deixar a “pele respirar”, pelo menos dois dias por semana. Isso não precisa acontecer, se você prefere usar maquiagem todos os dias. Existem excelentes produtos de maquiagem, alguns deles até incorporando princípios ativos de tratamento para a pele e filtros solares, como as versões BB e CC creams. 

A maquiagem usada durante o dia acumula as sujeiras do meio ambiente, tais como pós, fumaça, além do suor e de outras secreções da pele. Não remover a maquiagem significa deixar a pele suja, não apenas pelo cosmético, mas principalmente por componentes oriundos do meio ambiente, como poeira e poluentes. Isso facilita a obstrução dos poros, favorecendo acne e infecções, além da dilatação dos poros.

A maquiagem pode ser removida com a lavagem do rosto com água e sabões suaves, além de acessórios, como esponjas ou escovinhas especiais, ou por produtos especialmente desenvolvidos para este fim, os demaquilantes. Estes, além de remover a maquiagem, também limpam a pele dos resíduos de sujeira que se acumulam durante o dia na pele. Alguns desses produtos são desenvolvidos em apresentações mais suaves e menos agressivos para a pele, como as loções ou cremes, ideais para peles normais a secas. Já os géis, séruns ou loções alcoólicas são preferidos por pessoas de pele oleosa. Qualquer demaquilante pode irritar a pele, se usado excessivamente ou várias vezes por dia.

A qualidade dos produtos a serem usados, tanto para maquiagem como demaquilantes, é fundamental. E, é importante lembrar que fatores individuais de cada paciente, como condições específicas de sensibilidade, tipo de pele, também devem ser considerados na escolha de qualquer produto para a pele.