Blog

Proteção solar – Cuidado que sempre vale a pena

A proteção solar é um dos cuidados mais importantes para a pele, sendo fundamental para as pessoas de pele clara. Sabemos que algumas medidas são importantes, principalmente no verão, para minimizar os riscos de danos provocados pela exposição solar. Siga os conselhos que destacamos para você:

• Evite se expor ao sol no período das 10h às 16h, quando os raios solares agridem mais a pele. Uma dica fácil é observar o tamanho da sua sombra: se ela for curta, você deve encurtar também o período de exposição ao sol.

• Independentemente do tipo e da cor da pele, é indicado o uso do filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou maior que 15. O filtro solar deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada 2 horas, pois o efeito vai diminuindo após esse período. Depois do banho de piscina ou de mar, o filtro solar deve ser novamente reaplicado, pois nenhum protetor solar resiste totalmente a contato prolongado com a água do mar ou da piscina nem sua ação dura o dia inteiro.

• As áreas que ficam expostas diretamente ao sol, como face, ombros, costas e braços, devem receber maior atenção. Nessas regiões, use filtros com um FPS maior do que 15 e outras medidas de proteção física, como camiseta, boné e óculos de sol nos horários de maior exposição solar.

• Um lugar à sombra é uma boa opção para se proteger do sol. Portanto, prefira lugares cobertos e permaneça na sombra pelo maior tempo possível. A sombra e a roupa protegem contra as radiações solares, sendo medidas baratas e fáceis de serem adotadas. Mas elas não excluem a necessidade de filtros solares, pois, mesmo na sombra ou em dias nublados, você estará sujeito aos efeitos da radiação solar e podem ocorrer queimaduras.

O dermatologista está apto a lhe ajudar na escolha de um filtro solar adequado para o seu tipo de pele. Ele também reforçará essas medidas, garantindo a você uma pele saudável e jovial por muito mais tempo.