Pioneirismo em tratamentos cosméticos
Procedimentos Voltar

TOXINAS BOTULÍNICAS

 

Injeções para atenuar rugas e não suar

 

 

Na Dermatologia Cosmética, a toxina botulínica é utilizada para relaxar os músculos que causam o envelhecimento da face e do pescoço, responsáveis pelas chamadas "rugas de expressão". Esse tipo de ruga é mais evidente na metade superior da face, causando os chamados “pés de galinha”, as rugas da testa, que caracterizam “espanto” ou “surpresa”, e as localizadas entre as sobrancelhas (glabela), que caracterizam “preocupação”. Porém, esse medicamento é usado também na metade inferior da face, no pescoço e no colo. Com o relaxamento de músculos específicos, melhora o sorriso gengival, as rugas do pescoço e do colo, as assimetrias e as paralisias faciais.

 

Há alguns anos, foram descobertos os efeitos da toxina botulínica no tratamento do excesso de suor, também chamado hiperidrose, em diversas localizações, como axilas, mãos, face, tronco, etc.

 

As aplicações de toxina botulínica são rápidas, durando apenas alguns minutos. É feita com seringas delicadas e agulhas muito finas. Pomadas anestésicas também podem ser utilizadas para diminuir o desconforto durante a aplicação. O paciente pode retornar às suas atividades imediatamente após a sessão. Apenas médicos treinados podem aplicar esse tratamento, pois o resultado cosmético depende muito da experiência,  da técnica e das doses utilizadas pelo profissional.

 

Esse tipo de tratamento pode ser utilizado isoladamente ou associado a outros, clínicos ou cirúrgicos, na mesma ou em diferentes sessões de tratamento, com a finalidade de aperfeiçoar ou potencializar os resultados. Os preenchedores são os tratamentos mais frequentemente combinados com a toxina botulínica.

 

Os tratamentos devem ser repetidos para a manutenção e a melhora progressiva dos resultados. Sugere-se repetir a aplicação da toxina botulínica a cada quatro a seis meses nos tratamentos estéticos da face e do pescoço, período estimado para a duração dos resultados. Já para o tratamento do excesso de suor, as injeções podem ser repetidas a cada seis, oito ou mais meses.

 

Esse é considerado o tratamento de eleição para as rugas consequentes aos movimentos de expressão da face. O estabelecimento e a piora progressiva das rugas também são eficazmente tratados pelas toxinas botulínicas.

 

Se você tem dúvidas sobre as aplicações de TOXINAS BOTULÍNICAS, pergunte ao seu dermatologista.