Pioneirismo em tratamentos cosméticos
Procedimentos Voltar

EXCISÃO E BIÓPSIA EXCISIONAL

 

 

A excisão e a biópsia excisional são procedimentos cirúrgicos realizados com a intenção de remover completamente as lesões da pele, sendo realizadas através de anestesia local. Na maioria das vezes, o dermatologista vai remover as lesões com uma margem de segurança ao redor da lesão, com o objetivo de aumentar as chances de remoção completa da lesão. Se a lesão for grande, uma elipse ao redor da lesão e das suas margens é desenhada. A lesão é retirada em formato de elipse ou navete para permitir uma cicatriz cosmeticamente mais adequada.

 

Os riscos deste procedimento incluem uma cicatriz definitiva, sangramento, e menos frequentemente, infecção e necessidade de uma cirurgia adicional.

 

A área será inicialmente limpa e desinfetada, e depois será anestesiada com uma injeção de anestésico local (lidocaína) geralmente associado a um agente vasocontritor (epinefrina), para ajudar a controlar o sangramento durante o procedimento. A área vai permanecer anestesiada por 2 a 4 horas após o procedimento.

 

A lesão é removida com um bisturi, até a profundidade, ou seja, a camada gordurosa da pele. E a peça cirúrgica que foi removida será encaminhada para o patologista fazer um exame anatomo-patológico, que ficará pronto em 5 a 14 dias, ocasião em que o seu médico deverá procurá-lo para que você conheça o diagnóstico.

 

Dependendo da profundidade e para garantir uma cicatrização mais rápida e adequada, o médico poderá colocar uma camada profunda de pontos, seguida por uma camada superficial. A camada superficial de pontos deve ser removida em 5 a 14 dias, dependendo da localização da cirurgia, sendo determinada pelo médico. A camada profunda de pontos em geral permanence e não é retirada. Em raros casos, aproximadamente 6 semanas após o procedimento, é possivel que haja a necessidade de se retirar os pontos profundos, quando ocorrer alguma reação inflamatória, parecido com uma espinha de acne, que pode ser seguida de protrusão do ponto profundo através da pele. Neste caso, você deve procurar o seu médico, para remover estes pontos.

 

As instruções que recomendamos após procedimento são as seguintes:
• Mantenha o curativo por 24 a 48 horas;
• Depois, lave com água e sabonete 2 vezes por dia;
• Aplique pomada contendo antibiótico e coloque um curativo para proteger a area. A pomada ajuda a cicatrização. Pesquisas mostraram que cicatrizes que formam casca não cicatrizam tão bem cosmeticamente quanto aquelas que não formam casca.

 

A maioria das pessoas não requer medicação para dor após o procedimento. Se você tiver dor, você pode tomar um analgésico comum, preferencialmente prescrito pelo seu médico, pois ele vai avaliar se há alguma contra-indicação médica para algum tipo de analgésico. Não é recomendado o uso de anti-inflamatórios porque estes medicamentos aumentam o risco de sangramento. Porém, se você toma aspirina ou outra medicação que altera a coagulação e afina o sangue por outros motivos médicos, o tratamento destas condições médicas deve ser considerado mais importante, e provavelmente será mantido pelo seu cirurgião, apesar de existir um risco maior de sangramento ou formação de hematoma, isso pode ser facilmente tratados pelo seu médico.

 

Ocasionalmente, excisões e biópsias excisionais não removerão completamente a lesão, e outra cirugia pode ser necessária.

 

Se você tem alguma dúvida sobre EXCISÃO E BIÓPSIA EXCISIONAL, consulte um dermatologista.