Pioneirismo em tratamentos cosméticos
Procedimentos Voltar

DERMATOSCOPIA

 

 

O que é a dermatoscopia? 


A dermatoscopia é um método que permite avaliar algumas lesões da pele, em especial as lesões pigmentadas, com mais precisão do que o exame clínico (simples visualização das lesões). É possível, através deste método usado pelo dermatologista, definir se uma lesão é suspeita de ser maligna ou benigna. Apesar de não substituir o exame anatomo-patológico, ajuda a distinguir a natureza de uma lesão, determinando se a lesão tem caracteristicas de malignindade ou não, e reforçando ou evitando a necessidade de biópsias da pele para esclarecimento diagnóstico.

 


Como é feito este exame?

 

Este exame é totalmente indolor, sendo que o dermatologista examina a pele do paciente limpando a pele e colocando ou não uma gota de óleo sobre a lesão a ser examinada e visualizando a lesão através de um aparelho, o dermatoscópio.


As caracteristicas dermatoscópicas das lesões já são bastante conhecidas do dermatologista, sendo que este exame muitas vezes pode evitar a necessidade de uma biopsia da lesão, caso a lesão apresente características típicas de benignidade. 


É possível fotografar as lesões que foram submetidas ao exame dermatoscópico, através de um dermatoscópio digital ou de cameras especiais. Elas servem para acompanhar a evolução de lesões suspeitas.
É um exame complementar importante ao exame clínico quando se faz um exame clínico de sinais. Veja o link específico deste site.

 

Se você tem alguma dúvida sobre DERMATOSCOPIA, consulte um dermatologista.