Pioneirismo em tratamentos cosméticos
Procedimentos Voltar

AUTO EXAME DE SINAIS

 

 

Recomenda-se que todas as pessoas façam um exame em sua pele uma vez por mês, para avaliar os sinais e pintas que ela possua ou que possam ter surgido recentemente na pele, além de um exame anual com o seu dermatologista. No caso de pessoas que tiveram câncer na pele, especialmente melanoma, uma consulta com o dermatologista deve ser feita a cada 6 meses, ou sempre que surgir alguma nova lesão suspeita.

Quando você fizer o seu exame de sinais, o melhor é usar um espelho para também ver as costas e outras áreas do corpo que você tenha dificuldade em enxergar. Ou, pode pedir ajuda a um familiar. Os sinais coloridos (marrom, preto, branco, vermelho, rosa ou outras cores) devem ser examinados observando os seguintes critérios, o chamado “ABCDE”

 

A - Assimetria. Os sinais benignos da pele em geral são simétricos, o que significa que se você fosse cortá-los no meio, as duas metades devem ser iguais ou muito parecidas. Se a lesão for assimétrica, deve ser observada pelo seu dermatologista.

 

B - Bordas irregulares. As pintas e sinais benignos da pele geralmente apresentam um bordo liso e bem definido. Se você tiver uma lesão com contorno irregular, esta lesão deve ser observada pelo seu dermatologista.

 

C - Cor. Qualquer lesão que tiver mais de 2 cores (marrom, preto, branco, vermelho, rosa ou outras cores) deve ser avaliada pelo seu dermatologista.

 

D - Diâmetro. Lesões maiores do que 6 mm devem ser observadas pelo seu dermatologista.

 

E - Evolução. Lesões que estão mudando (crescendo, sangrando, mudando de tamanho, de cor ou forma) devem ser analisadas pelo seu dermatologista.

 

Além disso, alguns tipos de câncer de pele começam como lesões vermelhas, algumas peroladas, algumas com escamas, que não cicatrizam nem vão embora com o tempo. Estas lesões e qualquer outra lesão suspeita devem ser avaliadas pelo seu dermatologista. Na dúvida, consulte o seu dermatologista. Consulte seu dermatologista mesmo antes de começar a fazer seu auto-exame mensal.

Finalmente, não se esqueça de usar um protetor solar com FPS mínimo 30 diariamente e, quando tiver exposição prolongada ao sol, reaplique no mínimo de 2 em 2 horas, de 1 em 1 hora se estiver na água ou suando excessivamente, mesmo que o filtro seja a “prova de água.”

Evite também bronzeamento solar ou artificial e queimaduras solares, pois estão estas associadas a um risco maior de câncer de pele, incluindo melanoma, o qual é um câncer mortal. Além disso, o sol e as câmeras de bronzeamento artificial envelhecem a pele, o que não é interessante ao longo prazo, se você quiser manter a sua pele bonita, jovial e saudável.
 
Se você tem alguma dúvida sobre o AUTO EXAME DE SINAIS ou sobre como deve ser realizado, consulte um dermatologista.