Mantenha-se informado

 

 

 

 

 

 

Como na arte, a beleza é a celebração

da aparência, das formas e da expressão.

Nossas metas e nosso conceito de

rejuvenescimento e embelezamento visam

valorizar e promover a beleza, destacando os traços

suavizando marcas com naturalidade,

produzindo mais harmonia às faces que tratamos.

Notícias Voltar

A diminuição do número de fios de cabelos tem um efeito impactante na vida dos pacientes, tanto homens como mulheres. Por isso, a consulta com o dermatologista é importante para avaliação e diagnóstico dos diferentes distúrbios capilares.

 

A dermatoscopia é um exame feito pelo dermatologista, na pele ou couro cabeludo, através de um aparelho chamado dermatoscópio. Este aparelho aumenta a imagem em 10 a 70 vezes, como um microscópio, e gera imagens que podem ser gravadas no computador e comparadas com o passar do tempo.

 

A dermatoscopia é um importante exame que realizamos em pacientes com queixa de queda dos cabelos ou outras alterações capilares.  Os tipos mais comuns de queda dos cabelos apresentam alterações características no exame dermatoscópico.  São eles: a alopecia androgenética (também conhecida como calvície vulgar), a alopecia areata (também conhecida como pelada), a tricotilomania (os fios são arrancados pelo próprio paciente), o liquen plano pilar e o lúpus eritematoso crônico discoide (estas duas últimas, doenças inflamatórias). Muitas vezes, os achados dermatoscópicos são tão característicos, que a biópsia para o diagnóstico se torna desnecessária. A dermatoscopia também auxilia o dermatologista na avaliação do melhor local para a realização de biópsia, nos casos em que este exame está indicado.

 

A dermatoscopia também permite o acompanhamento da evolução da doença e da melhora com a tratamento, através da comparação das sucessivas imagens em cada consulta. Nossa clínica dispõe de um programa específico, o La Licorne, que faz dermatoscopia, além de contagem de fios por cm3 em qualquer região do couro cabeludo, permitindo a avaliação da evolução da doença e melhora com o tratamento. O registro deste exame pode ser impresso em PDF.